top of page
Francisco Jailton

5 DICAS DE COMO ESCOLHER O MELHOR NOME PARA MINHA EMPRESA

Atualizado: 6 de mar. de 2020


Um dos grandes desafios de todo empreendedor é escolher o nome da sua empresa. As dúvidas são muitas e, por isso, a TALENTISE ajuda você com 5 dicas incríveis para sua empresa ter um nome especial.

Saiba que o primeiro passo é ter em mente a sua Visão de Negócio.

Toda empresa deve ter um diferencial que será refletido no nome da empresa, na identidade visual, no time e, principalmente, na mensagem que ela irá passar ao mundo.

1. Diferencie-se

Existem algumas características do seu negócio que podem estar presente no nome como forma de diferenciação. Alguns exemplos:

• Por Segmento: Nesse tipo, você utiliza algum termo relacionado ao seu business para caracterizar o negócio, podendo ser complementar ou o nome da empresa de fato.

Ex: O aplicativo para pedir táxis por smartphones 99Táxis.

• Por Regionalização: Para as empresas que querem se diferenciar por fazer parte de um mercado local. Geralmente pequenos negócios utilizam-se dessa estratégia.

Ex: Um hotel que fica em uma famosa praia da cidade e leva o nome do local, como o Hotel Praia do Forte.

• Por Público: Aqui você vai focar no seu público e em seu comportamento para incorporar no nome da sua empresa . Ex: Uma loja de roupas para nerds assumidos, que se chama Geek Store, ou o nome de uma loja de roupas para mães e seus filhos pequenos, como a Bebê Store.

• Por Produto: Nesse modelo você já vai dar a ideia exata do que é seu business ou mesmo produto no nome. Esses casos facilitam a compreensão do consumidor e geralmente são nomes mais fáceis de lembrar. Ex: Casa do Pão de Queijo – claro, direto e dá até fome né? Outro bom exemplo é da Apple, que criou uma família de produtos “I”, iPhone, iPod, iMac… Uma ótima estratégia de branding para marcar o consumidor. Ou o caso da empresa de dublagem: Dublavídeo.

• Por Inovação: Para as marcas que estão lançando novos produtos ou serviços inovadores no mercado, uma boa estratégia é ter um nome criativo que “fale” pela inovação. Ex: O Instagram apostou nessa estratégia. Eles queriam um nome que remetesse ao ato de “Gravar” algo “Aqui e Agora”, e pronto, um nome forte e marcante.

2. Simplifique

A gente sabe que tempo é dinheiro e tentar memorizar uma grande palavra é complicado. Nesse caso, as siglas e os nomes curtos são ótimas opções também, pois são mais fáceis de memorizar e até de falar! Uma boa estratégia para criar um nome curto é tentar utilizar as iniciais dos sócios ou do produto. Mesmo que você crie um nome longo, você pode criar uma marca que utilize a sigla em sua composição. Veja alguns exemplos:

  • GSK: GlaxoSmithKline

  • NASA: National Aeronautics and Space Administration

  • GM: General Motors

  • C&A: Clemens e August Brenninkmeijer (Irmãos fundadores)

Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar.

3. Como se pronuncia?

Um bom nome de empresa deve ter uma pronúncia fácil e, geralmente, corresponder à grafia.

4. Fuja do comum

Muitas empresas fogem de padrões e adotam nomes totalmente diferentes, às vezes nunca “ouvidos”, para batizarem seus empreendimentos. O bom disso é que a ideia de exclusividade é 100%.

5. Está liberado para registro?

Tudo certo? Ainda não. As empresas precisam saber que os nomes escolhidos podem ser registrados.

Escolheu algumas opções? Agora é hora de visitar o Registro BR e verificar se o domínio (link do site) está disponível para utilização. Mesmo que você não queira ter um site, um domínio ajuda você a ter e-mails personalizados, por exemplo (@suaempresa.com.br).

Domínio, ok? Ótimo! Ainda tem um ponto extra: no Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes (nomes de empresas também), o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O registro oficial só é válido se for feito pelo INPI. Só assim para você e sua empresa ficarem salvos de plágios e cópias de marcas.

Fontes: Endeavor e Exame

53 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page